Lipoaspiração: 10 dicas importantes

Dr. Henrique Lopes Arantes esclarece dúvidas sobre a Lipoaspiração

No ano passado, a Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética) divulgou uma pesquisa que mostrou que, entre 2008 e 2011, a procura por cirurgias plásticas cresceu 43,9%. Desse número, a campeã absoluta foi a lipoaspiração, cirurgia que conquista mais e mais adeptos a cada dia.

Não é preciso ser especialista para entender a popularidade desse tipo de procedimento, já que vivemos em um país tropical, de praias e onde expomos nosso corpo bem mais do que em outros países do mundo. Para entender um pouco mais sobre esse tipo de cirurgia, o Dr. Henrique Lopes Arantes tira algumas dúvidas e esclarece alguns mitos sobre a lipoaspiração.

1.    Existe melhor época para fazer a lipoaspiração?

Não existe certo ou errado, melhor nem pior, mas essa cirurgia é mais procurada durante o inverno, porque os pacientes se sentem melhor no pós-operatório nessa época do ano, toleram melhor o uso de faixas e cintas. Como após uma lipoaspiração o paciente deve ficar 60 dias sem tomar sol, o inverno também é uma boa ocasião para a cirurgia.

2.    Há limite da quantidade de gordura a ser retirada?

Sim. A lipoaspiração não é um método de emagrecimento.  É um método para eliminar gordura localizada, geralmente entre 5 a 7% do peso corporal ideal em volume. Não há milagre: uma alimentação equilibrada e rotina de exercícios ainda são importantes aliados para manter a forma de maneira saudável.

3.    Quem não pode fazer lipoaspiração?

Quem tem hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos precisa avisar ao médico sobre esses problemas, para que ele pondere os riscos e avalie o quadro geral de saúde. Caso decida operar, ele precisa controlar as doenças do paciente antes de fazer a cirurgia.

4.    É verdade que as células têm memória repõem a gordura perdida?

Não. A célula não é capaz de produzir mais gordura ou se multiplicar.  Por isso, o que nos engorda novamente são aqueles antigos vilões: maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e um sono ruim. Não adianta fazer uma lipoaspiração acreditando que a gordura vai embora para sempre, apesar dos maus hábitos. É preciso esquecer ou pelo menos maneirar naquela alimentação rica em gorduras, baseada no fast food, frituras, doces…

5.    Em quais partes do corpo dá para fazer lipoaspiração?

Em todas as áreas com gordura localizada: culote, joelhos, papada, abdômen, flanco, dorso, face interna da coxa e, nos homens, região peitoral.

6.    É possível fazer lipoaspiração depois do parto?

Não é recomendado. Na gravidez, a musculatura está distendida e flácida, há retenção de líquido e aumento de volume do sangue. Na cirurgia, a paciente recebe mais líquido e o coração pode não dar conta de bombear esse volume. Os médicos recomendam aguardar de seis a nove meses. Portanto, duvide das teorias conspiratórias sobre celebridades que voltaram à forma rapidamente. Elas provavelmente controlaram a alimentação, intensificaram a rotina de malhação para estar assim, magrinhas depois do parto.  É pouco provável que tenham se submetido a uma cirurgia dessas logo depois de dar à luz.

7.    Quais são os cuidados pós- operatórios?

Na primeira semana logo após a cirurgia, é preciso fazer drenagem linfática na região operada, para evitar fibrose (cicatrização irregular, que forma ondulações) e melhorar a distribuição da linfa (responsável pela eliminação de impurezas). E é preciso usar malhas elásticas de compressão contínua, que costumam esquentar bastante. Como vimos anteriormente, no inverno, elas incomodam menos.

8.    Existe limite de idade para operar?

O ideal é fazer a lipoaspiração apenas a partir de 18 anos. Depois disso, não há limite de idade, mas tudo depende da condição física do paciente. Serão feitos exames rigorosos para saber em que condições ele está.

9.    Dá para melhorar os resultados da lipoaspiração fazendo algo antes de ir para a mesa de cirurgia?

Dieta sempre ajuda. Exercícios de fortalecimento muscular da área a ser operada, drenagem linfática pré-operatória e uso de polivitamínicos, principalmente vitamina C e D, que auxiliam na cicatrização, também podem ajudar a melhorar os resultados. A ideia é manter o Índice de Massa Corporal entre 22 e 27,5.

10.  Existem indícios físicos que “denunciam” que alguém fez uma lipoaspiração?

Depende de como o procedimento foi realizado. Quando o cirurgião usa uma cânula mais grossa e deixa de fazer o refinamento com uma mais fina, podem restar algumas ondulações.

 

Conheça o Dr. Henrique

drhenriquePossui mais de 10 anos de experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Venha conhecer a nossa clínica. Atendemos em dois endereços:

Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby

 

Agende uma visita!

 Clínica Itaim:

Tel: (11) 3842-4295 / 3846-7679

Clínica Panamby:

Tel: (11) 3502- 6200

 

Compartilhe: