Lipoaspiração e cirurgias de contorno corporal. Entenda as diferenças

desvende-dez-mitos-e-verdades-sobre-a-cirurgia-pla-stica-de-lipoaspiraa-a-o73825a37a48d2a43b0eaf99d11121129

Lipoaspiração, abdominoplastia, dietas malucas… O verão está chegando e inevitavelmente homens e mulheres começam a se preocupar mais com o corpo. Muitos correm para a academia, mas outros sabem que existe aquela gordurinha que insiste em ficar, por mais que se gastem horas e horas na esteira. É hora de procurar um cirurgião? É o caso de se submeter a uma lipoaspiração, a uma abdominoplastia, a uma lipoescultura? Essa é uma decisão que deve ser tomada com o seu médico. Antes disso, é importante também saber um pouco mais sobre essas cirurgias. O Dr. Henrique esclarece alguns pontos importantes:

O que são as cirurgias de contorno corporal?

Existem três cirurgias do tipo: abdominoplastia, lipoescultura e lipoaspiração.

Abdominoplastia

A abdominoplastia remove o excesso de pele, gordura e possibilita restaurar o afastamento dos músculos abdominais, corrigindo o aspecto abaulado do abdome. Esta cirurgia torna o abdome plano, mais tenso e pode ser associada com uma lipoaspiração dos flancos e dorso para melhorar o contorno de todo o tronco.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia de remoção da gordura localizada, ou seja, ela é destinada aquelas pessoas que têm excesso de gordura em áreas específicas do corpo. Em geral, é indicada para aquelas pessoas que têm aquela gordurinha da qual não consegue se livrar nem com exercícios físicos.

Lipoescultura

A lipoescultura não é um termo técnico, sendo utilizado algumas vezes pra designar a lipoaspiração de várias regiões em uma mesma cirurgia. Outros utilizam o termo quando durante a cirurgia de lipoaspiração se retira gordura de uma área e se injeta em outra (enxerto). De uma forma bem leiga, é como se o cirurgião estivesse esculpindo o seu corpo dessa forma: injetando a gordura retirada em uma área indesejada e enxertando em outra que precise de preenchimento.

Quero ficar em forma para o verão. As cirurgias vão me deixar bem até dezembro?

Se você está muito acima do peso, não. Essas cirurgias não fazem milagre, nem emagrecem instantaneamente. Como foi dito anteriormente, elas remodelam o corpo, retiram a gordura localizada. No entanto, a maioria das pacientes com sobrepeso que se submetem a lipoaspiração até adquirem um bom estímulo para emagrecer, já que melhoram o contorno corporal e a autoestima. Se você quer ou precisa emagrecer, a melhor dica ainda é uma dieta equilibrada e exercícios físicos.

Em quanto tempo vou ver o resultado definitivo?

Após a cirurgia ocorrerão vários períodos de evolução:

A – PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com edema (inchaço) local intenso, e algumas equimoses (manchas roxas) que regridem rápido e progressivamente, porém não totalmente. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

B – PERÍODO MEDIATO. Vai do 30º dia até o 60º dia. Neste período haverá resolução lenta e progressiva do edema remanescente, com endurecimento das áreas operadas secundário a cicatrização interna, além doinício da contratura da pele com acomodação do excedente. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.

C – PERÍODO TARDIO: Vai do 3º ao 12º mês. Neste período, as cicatrizes começam a tornar-se mais claras e menos consistentes atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Todo o edema já estará resolvido e a acomodação máxima do excedente de pele também já se completou. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia deverá ser feito após este período.

Quando posso pegar Sol?

É preciso esperar no mínimo um mês para evitar cicatrizes escurecidas.

É preciso fazer drenagem linfática depois?

Nas cirurgias de contorno corporal, podem acontecer alguns eventos clínicos comuns no pós-operatório: edemas, hematomas ou fibroses, por exemplo. A drenagem pós-cirúrgica pode ser feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral e, na área operada, o trabalho deve ser mais detalhado.

Ouvi dizer que existem técnicas mais simples, cirurgias mais rápidas. É verdade?

Cuidado com os anúncios milagrosos. Minilipo, hidrolipo, lipolight, entre outras, são cirurgias em que é retirada uma menor quantidade de gordura localizada. Geralmente feitas em consultório, elas também exigem injeção de soro, adrenalina e anestésico no paciente, o que oferece riscos. Muitas clínicas vendem estas técnicas como novas, mas elas não são, e ainda pode ser necessária a repetição do procedimento por sua eficácia reduzida.

Quero tirar o máximo de gordura do meu corpo. Até quanto é possível retirar?

Há um limite de segurança para a retirada de gordura recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que é de 5% a 7% do peso total do paciente. É importante que o médico tenha cuidado para não retirar mais do que o recomendado, pois há o risco de a pele aderir ao músculo.

Conheça o Dr. Henrique

drhenrique

O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Venha conhecer a nossa clínica.

Atendemos em dois endereços:

Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby

Facebook e Twitter

Facebook: http://migre.me/jjDoB

Twitter: @drhenriqueplast

Compartilhe: