RUA DR. SODRÉ 122, CONJUNTO 15, VILA NOVA CONCEIÇÃO - SÃO PAULO-SP

Mamoplastia redutora: cirurgia plástica que diminui tamanho e peso das mamas

MAMAAo longo do tempo as mamas sofrem alterações no formato, consistência e elasticidade da pele. Tais mudanças são mais comuns nas mulheres que possuem seios volumosos, onde o peso das mamas pode favorecer a queda (ptose) e envergadura da coluna. Outros fatores que resultam nessas modificações são: gestações, amamentação, variações de peso, idade e a ação da gravidade. A hereditariedade também possui grande influência, pois mesmo mulheres jovens que nunca engravidaram podem ter mamas flácidas e caídas.

A mamoplastia possibilita tanto a redução do volume mamário bem como a correção da ptose e flacidez das mamas. Em alguns casos não é necessário reduzir o volume das mamas, apenas remove-se o excesso de pele e realiza-se um remodelamento das mesmas. Atualmente existem técnicas modernas que permitem realizar essas cirurgias com cicatrizes muito reduzidas (em “T”, em “L”, “I”, periareolar, etc). A cirurgia pode ser realizada após o desenvolvimento completo da mama, o que acontece por volta dos 18 anos. É utilizada anestesia geral ou local com sedação assistida, em casos muito especiais, a critério do cirurgião e do anestesista. O procedimento demora em torno de três horas, podendo ser alterado de acordo com a complexidade de cada caso. A paciente fica internada de 12 a 24 horas.

Saiba o que evitar antes do procedimento cirúrgico:

consumo de bebidas alcoólicas e refeições fortes na véspera da cirurgia;
ingestão de medicamento para emagrecer por um período de 7 dias antes do ato cirúrgico (inclusive os diuréticos);
fumar pelo menos 15 dias antes da cirurgia;
medicamento à base de AAS (Aspirina, Bufferin, etc.), ou qualquer outro que possui efeito anticoagulante pelo menos 15 dias antes da cirurgia.

O pós operatório da cirurgia mamária em geral não é doloroso, desde que a paciente siga corretamente todas as recomendações do seu médico, principalmente em relação à movimentação dos braços, esforços e demais cuidados nos primeiros dias. São feitos curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. Os mesmos são trocados periodicamente. Já os pontos são retirados em torno do sétimo ao 15º dia. Evite molhar o curativo, até que seja autorizada a fazê-lo (normalmente no segundo dia após a cirurgia). Não é recomendada exposição ao sol ou friagem. Atividade física poderá ser realizada após 90 dias.

Leave a reply