Blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos. Em casos de queda da pálpebra por causas musculares, o médico corrige a musculatura orbicular. Dr. Henrique esclarece alguns aspectos desse tipo de cirurgia.
Anestesia
A anestesia é local com sedação (mais comum) ou anestesia geral.
Duração
A cirurgia dura por volta de 40 minutos a uma hora e meia. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Mesmo assim, raramente ultrapassam 50 % do tempo básico previsto.
Como é o procedimento?
O cirurgião marca o excesso de pele e corta com o bisturi, em seguida cauteriza com bisturi elétrico e dá pontos da região exterior das pálpebras. Os pontos podem ser absorvíveis (que caem sozinhos) ou removíveis. Alguns cirurgiões usam adesivos cirúrgicos de pele no lugar de pontos.
Cicatrização
A cirurgia deixa uma cicatriz discreta. Fica localizada exatamente na dobra da pálpebra superior (porção que fica escondida quando o olho está aberto) e bem embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra de baixo. O aparecimento de queloides é muito raro nesta região, mas pode acontecer.
Para dormir
O paciente deve dormir de barriga para cima por duas semanas, depois disso é possível dormir de lado. Uso de lentes de contato Quem usa lentes deve evitá-las nos primeiros 10 dias.
Os Olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?
O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros existem que irão atingir este resultado após o 8º dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existem maior inchaço das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Sòmente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto e não compromete o resultado final.
Qual o período de internação?
A cirurgia é realizada de forma ambulatorial, ou seja, o paciente fica internado apenas algumas horas.
Que são as “Manchas Roxas”observadas em certos casos?
Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível.
Conheça o Dr. Henrique
O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).
Venha conhecer a nossa clínica. Atendemos em dois endereços:
Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi
Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby
Facebook e Twitter
Facebook: http://migre.me/jjDoB
Twitter: @drhenriqueplast