É crescente o número de adolescentes que se submetem às cirurgias plásticas. As mais pedidas são otoplastia (correção de orelha de abano), rinoplastia, mamoplastia de aumento e lipoaspiração. As cirurgias podem ser realizadas a partir dos 15 anos de idade, porém isso depende de cada paciente.
Geralmente as meninas adquirem um corpo de adulto depois de 2 a 3 anos após a primeira menstruação, enquanto os meninos podem demorar até os 18 anos. Outro fator importante é o amadurecimento psicológico, pois adolescentes costumam ser muito imediatistas e questionadores, sendo importante orientá-los sobre todo o processo e tempo de recuperação. A avaliação clínica pré operatória e a recuperação são semelhantes às dos adultos, com a vantagem dos adolescentes geralmente serem mais saudáveis, o que reduz o risco de complicações.
Vale lembrar que as cirurgias plásticas reparadoras geralmente são realizadas em qualquer idade e com ótimos resultados, porém, cirurgias estéticas devem ser indicadas com cautela e quando realmente existe a necessidade. Isso é muito importante, pois auxilia na auto-estima do adolescente, na sua formação escolar e profissional. Converse com seu médico e tire todas as dúvidas!