Toxina botulínica: 5 dúvidas

Entenda como funciona a toxina botulínica

Botox

Toxina botulínica. Durante muito tempo, essa substância, conhecida como Botox, foi associada a artista da TV e do cinema. Por causa dos exageros cometidos por eles, a toxina botulínica ganhou uma fama estranha, sendo associada a pessoas sem expressão, paralisadas. No entanto, quando aplicada por um bom médico, ela traz resultados bastante satisfatórios. Usada principalmente para fins estéticos, a toxina botulínica paralisa temporariamente a musculatura facial, tratando o que os dermatologistas chamam de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando as pessoas sorriem, franzem a testa ou fazem qualquer expressão. Também previne o aparecimento de novas rugas. Desde que foi aprovada, no início dos anos 2000, a toxina botulínica também ganhou fins terapêuticos, como o tratamento de enxaquecas e da hiperidrose (suor excessivo). O Dr. Henrique tira aqui algumas dúvidas sobre o Botox.

O que é?
É um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. O Botox, como é conhecido, é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan. Mas existem outros produtos no mercado com diferentes nomes, como Dysport, da Galderma, e Prosigne, da Cristália.

A toxina botulínica pode ser usada em todo tipo de ruga?
Não. Os dermatologistas recorrem a essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.

Existem efeitos colaterais?
São raros. O mais comum de todos é a ptose palpebral, quando a pálpebra superior fica caída temporariamente (a reação costuma durar de quatro a seis semanas). Também podem ocorrer dor de cabeça logo após a aplicação e manchas roxas nos pontos das picadas. Gestantes ou pacientes com problemas neurológicos não devem usar a substância.

O resultado é imediato?
Não. O efeito começa a ser observado em três ou quatro dias, mas o resultado final aparece mesmo depois de uma semana. Por isso, entre o sétimo e o décimo quarto dia, o médico deve marcar um retorno para verificar a necessidade de um retoque  pode haver a permanência da ruga entre as sobrancelhas ou assimetria entre elas, por exemplo.

Quanto tempo dura?
Depende da quantidade da substância usada, da forma de aplicação e da resposta individual de cada paciente. Mas as estatísticas apontam para uma média entre quatro e seis meses de durabilidade. De qualquer forma, os médicos não recomendam mais de duas aplicações por ano.

Conheça o Dr. Henrique

drhenrique

O Dr. Henrique possui mais de 10 anos experiência internacional após estágios e consultorias em países como EUA, Itália, Indonésia, Singapura e Panamá. Atualmente, é Coordenador Científico das reuniões mensais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/SP realizadas em conjunto com a Associação Paulista de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também membro Ativo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).

Venha conhecer a nossa clínica.

Atendemos em dois endereços:

Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Cj. 51 Itaim Bibi

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby

 

Facebook e Twitter

Facebook: http://migre.me/jjDoB

Twitter: @drhenriqueplast

Compartilhe: